> Perhappiness: Rudamon 1 e Rudamon 2, de Demetrio Alexandre Guimarães
         
 

Rudamon 1 e Rudamon 2, de Demetrio Alexandre Guimarães

30 setembro 2013

Pra quem nunca leu um livro de Super Heróis, Rudamon foi muito mais que uma ótima surpresa: foi também um incentivo para que eu buscasse novos livros desse gênero. 

O livro, recheado de mitologia egípcia, narra a história de um humano destinado a se tornar super herói para salvar a Terra de uma vez por todas das forças do mal. Gostei bastante da forma com a história foi narrada, de uma maneira muito leve que fazia a leitura fluir rapidamente. Em menos de um dia já havia terminado o livro! 
Apenas tive dificuldade nos primeiros capítulos, onde o autor explica toda a mitologia por trás de Rudamon e, como eu não tinha o menor conhecimento desse assunto, sofri um pouco para conseguir acompanhar o raciocínio. Felizmente, passado esses primeiros capítulos não tive mais nenhuma dificuldade com a leitura e aprendi muito mais sobre a história dos Deuses do Egito do que eu imaginei que conseguiria!

Enquanto lia a obra, não conseguia parar de pensar em como eu gostaria de tê-la lido antes, quando eu ainda era estudante do Ensino Fundamental, público que eu acredito ser o alvo dessa série. Tenho certeza que teria me deliciado com as aventuras de Rudamon e fiquei mais feliz ainda por saber que o professor Demetrio está incentivado uma leitura tão boa para seus alunos. 
Apesar do público-alvo ser mais jovem, ainda consegui aproveitar bastante essa leitura e ser surpreendida por um final nada previsível e totalmente fora dos clichês desse gênero. Acho que o desfecho da história foi, sem dúvida, um dos pontos mais fortes da trama.

Em Rudamon II consegui ver uma grande evolução na escrita de Demetrio. Não só pela obra ser consideravelmente mais extensa, mais também por ele ter conseguido desenvolver de maneira eficiente uma quantidade considerável de personagens novos e de acontecimentos paralelos que sempre se interligavam em certo momento.

Ao ler a breve descrição que o autor faz dos personagens no início da história devo confessar que senti uma certa preocupação em pensar como ele conseguia articular tantos personagens e acontecimentos novos, mas fui mais uma vez surpreendida. Cada um desses acréscimos teve uma importância muito significativa para a história e não senti em nenhum momento que havia algum personagem "sobrando", que pudesse ter sido dispensável.

Mais uma vez adorei o fato do autor fugir dos clichês e nos apresentar um personagem que não perfeito e que possui inúmeras falhas, porque afinal Rudamon é um humano assim como nós. Nesse livro é abordado mais esses aspectos contraditórios do personagem e o fato de que ninguém é totalmente bom ou totalmente mau, mas que temos esses dois lados convivendo dentro de cada um.

Fiquei novamente surpresa com o desfecho e muito ansiosa em saber como será a conclusão dessa trilogia e o destino de Nádila, sem dúvida minha personagem favorita em toda a série até o momento!

Nota: 4/5



Me acompanhem também nas redes sociais:

16 comments:

  1. Diferente porém legal! Gostei da resenha..
    Beijos, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Vanessa Chanice ,cara parceira do projeto “Blogs Literários em sala de aula”. Antes de qualquer palavra, eu gostaria muito de parabenizá-la pelas belas resenhas que você fez sobre o meu trabalho e também aproveitar essa oportunidade para lhe dizer o quanto eu acho que você escreve bem. Eu confesso que estou muito feliz com o que você escreveu sobre as minhas obras, pois, quando eu a convidei para participar do meu projeto, eu achei que você talvez não aceitasse minha proposta logo de primeira, uma vez que sou um autor amador que escreve apenas por hobby. Mas você foi muito receptiva, e eu lhe agradeço de coração pela receptividade com que me acolheu. O seu é blog muito bacana e profissional, fora os vídeos muito bem gravados onde você sempre demonstra uma ótima competência como crítica literária. Mas fiquei feliz e honrado quando você me disse sim, e agora estou mais feliz ainda em saber que uma leitora tão criteriosa quanto você tem a dizer sobre o que escrevi. Eu tenho certeza de que, quando meus alunos do projeto entrarem na fase de ler as resenhas dos meus parceiros, com certeza aprenderão muito com você sobre o que é resenhar um livro, e que você certamente será uma influência positiva para os mesmos. É um prazer tê-la como parceira e espero poder contar com você novamente no ano de 2014! :) Agora vamos aguardar as postagens dos meus alunos! Abraços!

    http://rudamon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O meu nome é Eric Valério da Silva, eu tenho 12 anos e também sou um dos alunos participantes dos Blogs literários em sala de aula-1ª Edição 2013!
    Olá Vanessa Chanice essa resenha foi uma das quais eu gostei e que eu daria a chance de fazer as mesmas com o meu livro “se eu tivesse’’. Eu queria parabeniza - lá pelo modo da sua escrita e pela criatividade que você teve ao escrever essas resenhas.
    As resenhas escritas foram baseadas nos livros que já li e resenhei, mas as minhas resenhas não ficaram nada parecidas com as suas, pois você tem muita experiência!
    Posso te pedir um favor? Eu ficaria feliz se você me desse alguns argumentos ou sugestões sobre as minhas resenhas, mas pegue leve, pois são as minhas primeiras resenhas!

    http://leitor-desesperado-por-um-livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Bruna Fernanda Da Silva, tenho 12 anos e sou aluna participante do projeto “blogs literários em sala de aula- 1ª Edição 2013”
    Eu achei essa resenha muito boa, pois ela está bem completa e detalhada.

    ResponderExcluir
  6. Olá, o meu nome é Nuayla Fernanda dos Santos Modesto, tenho 12 anos e sou uma aluna participante do projeto “blogs literários em sala de aula- 1ª Edição 2013”.
    Quero dar meus parabéns para Vanessa Chanice, por ter feito uma resenha muito boa, uma resenha bem detalhada, pelo seu modo legal de escrever, e por sua experiência de fazer suas resenhas.
    HTTP://fernandadicasdeleitura,blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá , meu nome é Emelly de Lima , tenho 11 anos e sou umas das participantes do projeto 'blog literário em sala de aula - 1º Edição 2013 ".
    Ficou muito bom sua resenha Vanessa Chanice ,você fez a resenha bem detalha com bastante dedicação . Ainda mas que você fez a resenha do Rudamon , que é um livro ótimo , ficou dez !
    http://espetacularescolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ola meu nome e Rebeca Isabele tenho 11 anos sou do 6 ano e faço parte do projeto literario....gostei muito de sua resenha sobre o livro Rudamon,voce realmente resumiu dando bastantes detalhes e otimos parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
  9. Ola meu nome é Emerson Filintro De Oliveira Santos, tenho 13 anos e sou um aluno participante do projeto "blogs literários em sala de aula-Edição 2013".
    Primeiramente, quero parabenizar você Vanessa Chanice pela resenha, foi uma das melhores resenhas que já li em minha vida, muito bem detalhada e expositiva.

    ResponderExcluir
  10. Ola,meu nome e Matheus Sousa e minha idade é 12 anos. Eu achei suas resenhas muito boas! Estão incríveis! Eu espero que o seu blog continue assim. Eu gostei de ver a resenhas do Rudamon! Meus parabéns a você pela resenha e também para o autor:"Demetrio Alexandre Guimarães" por ter feito dois livro tão legais!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome é Heldem Filipe Rocha Silva, tenho 12 anos de idade e sou aluno participante do projeto Blogs literários em sala de aula-1ª Edição 2013.
    Eu gostei muito de suas resenhas, e ainda mais que você falou de livros incriveis, que é o Rudamon (o novo heroí) e Rudamon 2.
    Você tem uma inspiração grandiosa para resenhar livros, que fala tudo que precisa saber para querer ler o livro mais vezes.

    Se você quiser visitar o meu blog, está no site abaixo:
    http://heldemfilipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Vitor Eduardo Jacob, tenho 13 anos, aluno participante do "Blogs literários em Sala de Aula 1º Edição 2013. Olá Vanessa, gostaria de parabeniza-la pois você escreve muito bem sua resenha está ótima.
    http://adorolervitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ola meu nome é Geovana Soares Godoy tenho 12 anos de idade e estou participando do projeto “Blogs literários em sala de aula-1ª Edição 2013”. Na minha opinião eu achei a sua resenha muito interessante e muito boa porque você expressou sua opinião sobre o livro e descreveu muito bem um pouco da historia do mesmo.
    http://horadleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. amei essa resenha ficou bem profissional e o jeito que você contou a historia sem estragar o final foi otimo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo